Nos dias de hoje e em função de alguns factores como, as redes sociais e outros que possam servir de distracção, muito trabalhadores sentem a necessidade de aprender e desenvolver técnicas para que possam ser mais produtivos no trabalho.
Utilizar
o tempo laboral de forma eficiente é uma competência importante que todos devem
aprender e aplicar. Embora cada pessoa possa ter as suas próprias técnicas
alistamos algumas que lhe poderão ser úteis:
1.
Estruture o dia de trabalho
Procure
priorizar o seu dia de forma eficaz, um dia de trabalho produtivo começa na
noite anterior. Antes de adormecer, faça uma lista do que tem de fazer no dia
seguinte;
2. Faça
as tarefas mais difíceis de manhã
Organize
o seu dia de trabalho para que consiga fazer as actividades que requerem um
grau maior de atenção no início do dia. De manhã o cérebro está mais fresco e,
como tal, tire vantagem do desempenho superior que pode ter ao fazer as tarefas
mais difíceis pela manhã;
3. Limite
a rotina para começar a trabalhar
Fazer
coisas rotineiras como: tomar café, ler o correio electrónico e passar os olhos
pelas notícias dos jornais não devem roubar mais do que 15 minutos por dia;
4. Faça
uma pausa para ler e sociabilizar
Tendo em
conta que a manhã é a melhor fase do dia para trabalhar, aproveite outras
alturas para uma pausa para conviver com os colegas. Seja razoável, a pausa não
deve durar a tarde toda. Outro aspeto que também deve estar calendarizado é a
altura para ler;
5. Saiba
gerir o seu calendário de forma eficaz
Se
estiver sempre a mudar de tarefa ao longo do dia sem completar nenhuma, vai
dispersar-se mais e ser menos produtivo. Então, quando estiver a planear o seu
dia, aloque as maiores tarefas em blocos de tempo (uma hora, hora e meia, duas
horas, dependendo da natureza da tarefa) e, entre as tarefas mais difíceis,
faça intervalos de 20 ou 30 minutos para tratar das questões menos exigentes.
Tenha cuidado para não se sobrecarregar com trabalho e não se esqueça que é
importante fazer intervalos para comer, ir à casa de banho ou apenas
esticar-se;
6. Use a
tecnologia a seu favor
Para
calendarizar a sua semana, recorra à tecnologia disponível, nomeadamente as
aplicações de calendários que muitos ‘smartphones’ têm.Outra forma de
economizar tempo e energia é recorrer aos lembretes que os computadores,
‘tablets’ e ‘smartphones’ disponibilizam;
7. Não
faça os trabalhos a última da hora
Trabalhar
até ao último minuto do ‘deadline’ para algumas pessoas parece ser mais
produtivo, no entanto, acaba-se por não tirar melhor partido de todo o tempo
que têm disponível quando tal acontece. Para que possa aproveitar ao máximo,
anote exactamente quando é que tem de entregar o projecto, divida-o por partes
e defina “objectivos” para si mesmo, como por exemplo: “Tenho três dias para
entregar a primeira parte do projecto”. Quando terminar uma etapa, faça uma
pausa para dar uma volta ou comer qualquer coisa;
8. Defina
e cumpra um ‘deadline’
Se o seu
chefe lhe pede para abraçar um novo projeto, quando ainda tem em mãos outra
tarefa para fazer durante os próximos tempos, é importante não defraudar as
suas expetativas. No entanto deverá avaliar todos os seus compromissos antes de
se comprometer com uma data, imposta pelo seu chefe ou por si. Não abrace um
projeto que vai necessitar de 10 horas quando apenas tem cinco para despender,
a menos que esteja disponível para ficar a fazer horas extraordinárias ou
trabalhar no fim de semana. O seu chefe irá preferir que lhe diga a verdade do que
descobrir mais tarde que não tem disponibilidade para cumprir com qualidade;
9. Saiba
dizer não nos momentos certos
Aprender
a dizer “não” é difícil, pois há o receio de ficar colado à imagem de
preguiçoso, porém, dizer sim a tudo vai deixá-lo sobrecarregado. O melhor é
encontrar um equilíbrio: Dizer “não” a coisas menos relevantes e “sim” às
prioridades. Por exemplo, pode sentir-se obrigado a aceitar uma tarefa porque
faz partes das suas competências e não quer causar problemas, mas se não tiver
tempo, é preferível dizer que não. Acima de tudo, antes de decidir se aceita ou
não, é importante avaliar a importância e urgência do pedido. Se for uma tarefa
importante mas não urgente, pergunte quando é que pode ter o projeto terminado.
Se o pedido for urgente, mas não for relevante para os seus objetivos, procure
explicar que tem em mãos um projeto que tem toda a sua prioridade. Existem
formas educadas e assertivas de transmitir a mensagem. Pode dizer “desculpe,
mas não posso” ou “esta não é a minha área, outra pessoa (indicar o nome) pode
ser mais útil”;
10. Evite
distrair-se com notificações
Algumas
notificações que aparecem no seu ‘smartphone’ ou ‘tablet’ são essenciais,
nomeadamente as que estão relacionadas com a sua agenda, porém a maior parte
servem para distraí-lo. O primeiro passo para evitar o excesso de notificações
é analisar todos os dispositivos e desactivar os menos importantes, como jogos,
notificações de redes sociais, notícias ou novas ‘apps’ que querem chamar a sua
atenção. Receber notificações a duplicar em todos os seus dispositivos pode ser
um excesso, por isso, escolha onde quer receber o alerta e elimine o resto.



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