O secretario de Estado para as Tecnologias de Informação, Manuel Homem, disse hoje, em Luanda, que o satélite angolano Angosat-1 fez o seu percurso normal e está em órbita.
"Portanto o que aconteceu é que de facto o lançamento do satélite ocorreu ontem. O satélite fez o seu percurso normal, está na órbita para o qual foi planificado e neste momento estamos a evidenciar contactos porque temos sob controlo o satélite" - sublinhou Manuel Homem à saída de uma sessão do Conselho de Ministros.
Para mais detalhes, "nas próximas oito (8) ou 16 horas vamos fornecer uma informação oficial sob o seu estado, sua prontidão” - avançou.
Ao meio da manhã de hoje, sem citar qualquer fonte oficial, órgãos de informação nacionais e estrangeiros falavam da perda do contacto com o Angosat.
Nesta terça-feira, o foguete Zenit com o primeiro satélite da Angola a bordo, Angosat-1, foi lançado pela Rússia do cosmódromo de Baikonur, depois de ter sido testado inúmeras vezes.
De acordo com a Roscosmos, Corporação Estatal de Atividades Espaciais da Rússia, o foguete pôs o satélite na órbita terrestre como planificado, separando-o do estágio orbital de transferência.
Fonte: Angop
Comentar:
0 comments: